terça-feira, 24 de junho de 2014

Roteiro - Precisa de tantas regras para escrever?


Eu tenho uma grande ideia e quero conta-la, simples assim!!!
Nem tão simples diríamos. Claro que o primeiro passo para um roteiro é uma ideia. 
E quanto mais fantástica e original ela for, maior sua chance de sucesso.

Porém, para que a partir desse roteiro seja possível a construção de um filme há regras a serem seguidas.
Os profissionais de cinema desenvolveram uma linguagem unica, um jeito de escrever, que é universal entre todos. Para que a ideia, as sensações e até mesmo os planos de um filme sejam realizados conforme a intenção, sem que seja preciso descreve-los ou se intrometer em trabalhos posteriores, que já não fazem parte da função do roteirista.

Se pegar roteiros de filmes famosos para ler pode ser que encontre muitas variações das "regras". Sim, é verdade, cada roteirista desenvolve com o tempo seu modo particular de escrever, por personalidade, afinidade e parceria longa com a mesma equipe e diversas outras vertentes. No entanto, se você ainda não se estabeleceu no mercado o ideal é conhecer a todas as regras, sabendo-as você poderá desenvolver o jeito de escrever que mais lhe agrada e se encaixa a seus trabalhos.

Existe um grupo no facebook chamado Roteirista de Cinema Scriptdoctor (ao qual inclusive convido a todos para entrar), que semanalmente levanta um tópico que pode ser uma duvida dos novos roteiristas. Explicando, dando dicas, exemplos, espaço para questionamento e afins.

A organizadora Regia nos permitiu retransmitir as aulas em nosso blog, o que teremos a partir de agora, sendo intercalados aos assuntos que já levantamos. Acompanhe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário