domingo, 11 de maio de 2014

Pré roteiro - O tal do argumento


Se pesquisar sobre como escrever um argumento vai achar diversas explicações, definições e maneiras, mas não é a toa. Isso se dá ao fato de que cada produção pede um tipo diferente de argumento, cada produtora exige uma forma e os roteiristas se adequam a isso, não conseguindo criar um estilo próprio e uma definição exata do mesmo.

Porém sua base estrutural é sempre a mesma.
É um documento para ilustrar o produto ao leitor, através dele a pessoa deve ser capaz de imaginar o filme, deve ser é um resumo atraente do seu produto, quanto mais concisa e vendável conseguir demostrar sua estória, melhor.

No argumento deve conter todas as cenas, de forma resumida, sem descrição detalhada de locação, sem sentimentos e reações dos personagens e sem diálogo.
Casos muito específicos, onde o diálogo é essencial para o desenrolar da estória, este pode aparecer.
Deve ser escrito no presente e usando voz ativa.
Cada lauda de argumento tem aproximadamente dez páginas de um roteiro (10 minutos de um filme).

No início procure apresentar uma informação que chame atenção, é necessário despertar o interesse do leitor nas primeiras duas linhas para que ele prossiga a leitura, para o restante do texto não pode perder a atenção que fisgou nesse momento, para isso precisa escrever com originalidade e imaginação tornando possível que visualizem ao que tem em mente.

Para argumento de programa de TV ou série a descrição não é de forma descritiva e sim como uma escaleta, em tópicos.

Um comentário: