sexta-feira, 4 de abril de 2014

Dicas básicas de roteiro


Tenho uma ideia muito bacana, já pensei em toda uma estória e defini os personagens, mais como devo estruturar meu roteiro?


Para escrever um roteiro tem algumas diquinhas que facilitam, primeiro porque você não pode escrever corrido e continuo como um livro, você tem que detalhar a cena o suficiente para o diretor entender e visualizar. Segundo porque entre os diálogos você não pode explicar demais, exatamente porque as imagens falam muito por si, então certas explicações se fazem necessárias.


Deve se observar o modo de escrever, em um livro você consegue passar o que a pessoa pensa ou sente através de palavras, em um filme não, o que ela pensa e o que sente deve ser demostrado em ações, por exemplo se uma pessoa está nervosa você tem que descrever o que ela faz  quando sente isso Ex: Fulano de tal está inquieto, não encontra posição para pousar as mãos, balança as pernas e um pingo de suor escorre da sua testa.

Os roteiros de longa metragem (filme comercial) devem ser escritos em 3 atos, o primeiro ato é basicamente a introdução, ele deve ter em seus 3 primeiros minutos uma cena chamativa e marcante que faça parte do contexto, para prender a atenção do espectador. Se nos 3 primeiros minutos a pessoa não se interessar pela história ela vai dispersar e não prestará atenção no restante, se for na TV, ela vai mudar de canal, inevitavelmente. Esse ato descreve os personagens, personalidade, vida e as escolhas ou acontecimentos que levarão a história, deve ter cerca de 30 minutos. 
O segundo ato é mais rico em detalhes, onde se passa a maioria dos acontecimentos, onde tudo relacionado as escolhas do primeiro ato se desenvolve, nele histórias paralelas também aparecem, mostrando além do eixo principal outras coisas da vida do personagem, que normalmente tendem a acontecer, esse ato é o mais longe e termina com a entrada do terceiro, que deve ter de 25 a 30 minutos, a passagem dos atos são sinalizadas por cenas marcantes que determinam o rumo da história.
Basicamente o primeiro explique oque? o segundo como? e o terceiro o resultado disso. No terceiro ato deve ter a cena ápice, clímax, que fecha sua história, a cena de mais peso, o resolver da vida e da história contada.

roteiro com linguagem padrão é conhecido como Master Scenes, é calculado um minuto por lauda (página), a fonte que deve ser utilizada é a Courie New, tamanho 12, as seguintes margens.

Margens superior e inferior - 2,5cm
Margem da esquerda - 3,8cm
Margem da direita - 2,5cm
Cabeçalhos de Cena - 3,8cm
Ação - esquerda 3,8cm
Personagem - 9,4cm
Parenthetical - esquerda 7,8cm, direita 7,4cm
Diálogo - esquerda 6,5cm - direita 6,5cm (justificado para a esquerda)
Transição - Alinhamento justificado para a direita

Exemplo:

INT. QUARTO DE HOTEL DE CHARLOTTE - NOITE Cabeçalho de Cena

De costas, Charlotte olha a grande janela. Ação

John chega e lhe dá um beijo. Mais Ação

                      CHARLOTTE Personagem que faz o diálogo
          Como foi hojeDiálogo

                      JOHN
          Bom...Eu estou cansado.

Ele a abraça por um momento, inclinando-se.

                      JOHN (CONT)
          Eu tenho que encontrar Kelly para
          um drinque lá embaixo. Ela quer 
          conversar sobre algo de foto.

                      CHARLOTTE
          Ok. Talvez eu desça com você.

                      JOHN
          Você quer vir?

Toda cena deve ter um cabeçalho, mostrando onde ela ocorre, esse cabeçalho precisa sinalizar se a cena é interna ou externa, qual é a locação (o lugar que deve ser gravado) e o tempo (Dia, noite, madrugada), climas específicos também devem ser sinalizados (tempestade, nublado, sol) ex:
INT. - QUARTO DA NANY - DIA 

Também é sinalizado em um roteiro as transições de cena, onde deve cortar para passar para um outro acontecimento, se há efeitos especiais, se deve aparecer alguns segundos de tela preta... Além de planos de câmera, quando deve ter um close, quando a câmera deve filmar o olhar do personagem, quando é uma imagem aberta... Apesar de muitas vezes esses pontos serem redefinidos posteriormente pelo diretor.
A trilha também é sinalizada, deve ser escolhida de acordo com o tema e as sensações que se pretende passar com cada cena.

Se a cena passa de uma lauda o rodapé tem que indicar isso, escrevendo CONT. para cenas que tem continuação na página seguinte e MAIS para diálogos que continuam na página seguinte.
O espaçamento entre as linhas deve ser comum (1) e a separação de diálogo para novo personagem ou ação de espaçamento duplo (dois cliques no enter).

Há programas específicos como o Celtx que facilitam, já trazendo a formatação necessária com ferramentas de fácil utilização.

Ao longo das postagens vamos especificar mais detalhadamente cada ponto de um roteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário