Anteriormente publicamos as bases para fazer uma Storyline, que é contar em poucas linhas a sua trama, traduzir o seu enredo de três atos em poucas e atrativas linhas.
Hoje, com auxilio da matéria escrita por Steve Kaire e traduzida e adaptada por Régia vamos postar os requisitos básicos para a construção de uma Logline.
Ainda mais difícil que a Storyline, a Logline tem o papel de contar sobre o que sua estória trata, de uma forma que seja possível vendê-la.
Então vamos lá... definido de uma vez por todas o High Concept
Ao definir High Concept, falo sobre a premissa da história, não o que
acontece em Atos 1, 2 e 3. A premissa ou logline é o núcleo de High Concept.
Minha definição abrangente de High Concept é composta de cinco requisitos, cada
um dos quais é obrigatório.
Os cinco requisitos são em ordem decrescente de importância. Portanto, os números um e dois são os mais importantes, bem como os mais difíceis de atingir. Mas encontrar vários dos requisitos não é suficiente. Todos os cinco requisitos têm de ser cumpridos para o sucesso na realização do gol de craque que todo mundo está procurando.
Os cinco requisitos são em ordem decrescente de importância. Portanto, os números um e dois são os mais importantes, bem como os mais difíceis de atingir. Mas encontrar vários dos requisitos não é suficiente. Todos os cinco requisitos têm de ser cumpridos para o sucesso na realização do gol de craque que todo mundo está procurando.
Requerimento nº 1:
SUA PREMISA DEVE SER ORIGINAL E ÚNICA
A logline é geralmente uma a cinco sentenças, sendo a média de três. Portanto,
você tem que apresentar o seu material de forma compactada, de maneira
econômica, que capta a essência de sua história e mostra sua originalidade. A
maioria das minhas apresentações são uma ou duas sentenças. Todo escritor deve
praticar apresentar o seu trabalho filtrando sua história em apenas uma
sentença, independentemente se a sua história é High Concept ou não.
Na busca de originalidade, não estamos falando de reinventar a roda.
Podemos tomar tema tradicional que foi feito antes e adicionar um gancho ou
reviravolta a isto, que qualifica o material como original. Usando a trama de
sequestro, houve dezenas de filmes que cobriam o tema antes.
No filme “Ransom”, “O Preço de um Resgate”, Mel Gibson interpreta um rico empresário cujo filho é sequestrado. Essa história em si não oferece nada de novo. A reviravolta do filme que o torna original é que em vez de pagar o resgate, Gibson usa o dinheiro do resgate para pagar para matar os seqüestradores. Esta reviravolta faz o filme original e, portanto, High Concept.
No filme “Ransom”, “O Preço de um Resgate”, Mel Gibson interpreta um rico empresário cujo filho é sequestrado. Essa história em si não oferece nada de novo. A reviravolta do filme que o torna original é que em vez de pagar o resgate, Gibson usa o dinheiro do resgate para pagar para matar os seqüestradores. Esta reviravolta faz o filme original e, portanto, High Concept.
(High Concept: Rico executivo tem seu filho sequestrado. Ao invés de pagar o resgate, ele paga para assassinar os sequestradores)
Ainda no mesmo gênero de sequestro, a comédia “Ruthless People”, “Por favor, Matem a Minha Mulher” segue o mesmo padrão. Danny Devito interpreta um homem rico cuja esposa, interpretada por Bette Midler, é sequestrada. Desafiando convenção, Devito se recusa a pagar o resgate porque ele odeia sua esposa e vê isso como a oportunidade que ele estava esperando para finalmente se livrar dela. Agora, os sequestradores estão em apuros com uma mulher terrível que eles não têm noção do que fazer com ela. Novamente, é essa reviravolta única que faz deste um filme de High Concept.
(High Concept: Ricaço tem sua esposa sequestrada, e vê ali uma oportunidade de se livrar dela. Agora, os sequestradores estão em apuros sem saber o que fazer com a terrível mulher)
Requisito # 2:
SUA HISTÓRIA TEM QUE SER ATRATIVA A MULTIDÕES
Isso significa que é possível para cumprir a exigência n º 1, criando
uma história original que nunca tenha sido feito antes. Mas essa história pode
ser tão esdruxula ou estranha que o atrativo só exista na mente do escritor que
a criou e ninguém mais.
Um exemplo seria se uma menina acordou uma manhã, se transformou em uma
borboleta, e voou para a terra de Shangri-Lá. Isso nunca foi feito antes, mas
quem se importa?
Atrativa a multidões significa que nove em cada dez pessoas que você apresentar a sua história dirá que eles pagariam o valor do ticket para ver sua premier com base exclusivamente em sua exposição. Você tem que decidir ou você está escrevendo para o seu próprio prazer ou você está escrevendo para vender. Se é para vender, então você tem que ter em conta o mercado.
Atrativa a multidões significa que nove em cada dez pessoas que você apresentar a sua história dirá que eles pagariam o valor do ticket para ver sua premier com base exclusivamente em sua exposição. Você tem que decidir ou você está escrevendo para o seu próprio prazer ou você está escrevendo para vender. Se é para vender, então você tem que ter em conta o mercado.
Requerimento n º 3:
SUA EXPOSIÇÃO TEM QUE SER UMA HISTÓRIA COM ELEMENTOS ESPECÍFICOS
Isso significa que, dentro de sua exposição, você tem que ter detalhes
específicos que tornam a sua história diferente e adiciona colorido e
profundidade. Vamos exemplificar com a trama de roubo a banco. Se você surge
com uma história sobre três pessoas que querem roubar um banco, cavando um
túnel por baixo dele, a resposta seria: "E daí?" Uma reviravolta no
gênero é o filme “Going In Style”, “Despedida em Grande Estilo”. Acerca de três
idosos que tentam roubar um banco. O motorista teve sua carteira cassada, o
olheiro é um deficiente visual, e o cérebro da operação é o George Burns aos 75
anos de idade. Esses detalhes específicos incrementam a história e a mantem
longe de ser obsoleta e genérica.
Requerimento n º 4:
O POTENCIAL É ÓBVIO
Se você está apresentando uma comédia, então o potencial para o humor
deve ser óbvio dentro de sua exposição. As pessoas devem sorrir ou rir quando
você expõe. Se você está apresentando um filme de ação, o ouvinte deve ser
capaz de imaginar as cenas de ação mentalmente enquanto você expõe.
Eu vendi um projeto para a Miramax chamado My Kind of Town com os Irmãos
Wayans escalados para atuar. É sobre dois caras que querem fazer um novo começo
na vida. Eles colocam as malas em seu carro e partem com nenhum destino
específico em mente. Entrando na Prefeitura de alguma pequena cidade do sul
para obter um mapa, o teto desaba sobre eles e eles decidem processar. Eles
ganham a ação, mas a cidade não tem condições de pagá-los e assim eles lhe
dão... a cidade. O potencial para o humor é óbvia quando os Irmãos Wayans
recebem uma cidade sulina para fazer o que quiserem com ela.
Requerimento n º 5:
SUA APRESENTAÇÃO DEVE SER DE UMA A TRÊS FRASES DE EXTENSÃO.
A maioria das apresentações deve ter dessa extensão, embora alguns
set-ups possam ser mais, mas você não deve ir além de cinco-seis sentenças.
Você não está dizendo o que acontece em Atos 1, 2 e 3, a menos que você seja
solicitado a fazê-lo mais tarde. Você está dando a premissa de sua história.
Eu passei dias a moldar meu logline para incluir o máximo de informação
no menor número de palavras possível.
Eu tive milhares de projetos apresentados a mim em mais de vinte anos e
escritores pensam erradamente que quanto mais longa a exposição, melhor a
história. Ninguém quer ouvir uma exposição que dura meia hora quando eu poderia
ler o roteiro em menos tempo. Digo a escritores "Apresente-me a sua
história em poucas sentenças." A maioria não pode porque eles não sabem
quais são os cinco requisitos e faltam-lhe a prática de resumo e de afinar suas
apresentações com antecedência.
Quando você está apresentando, você está dizendo sobre o que é a sua
história, não o que acontece na história. Você não quer começar o seu discurso
com: "Minha história é sobre uma mulher de 26 anos chamada Jill, que vive
em Chicago. Ela é infeliz com sua vida. Ela vai para seu escritório onde ela
confronta seu chefe. Ela larga o emprego e vai para casa, onde ela briga com o
namorado. "Isso não é uma exposição. Isso é um desenrolar chatérrimo da
história que você quer evitar a todo custo.
A reação que você quer ouvir quando você apresenta é "Uau! Por que
não pensei nisso antes?" ou "Isso é tão bom, por que ninguém fez esse
filme antes?" Quando os olhos na sala se iluminam depois de você expor sua
história, então você sabe que acertou em cheio. Este é o gol de craque
desejável. Isto é sobre o que um High Concept é.
Fonte:
http://www.writersstore.com/high-concept-defined-once-and-for-all/
https://www.facebook.com/groups/roteiristasdecinema/
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